)

O que é o CMD do Windows?

O que é CMD

O Prompt de Comando, mais conhecido como CMD, é um aplicativo de linha de comado disponível na maioria dos sistemas operacionais Windows, e é usado para executar os comandos inseridos. Esses comandos tem como função automatizar tarefas por meio de scripts e arquivos em lotes, executando desde funções administrativas avançadas até a solução de certos tipo de problemas do sistema operacional. O CMD também é conhecido como shell de comando, ou Prompt de Comando ou ainda CMD.exe.

Diferença do CMD e interface gráfica

Para saber o que é o CMD do Windows, é necessário primeiramente entender a diferença entre ele e a interface gráfica. No Windows, quando você liga o computador, verá a interface gráfica. Normalmente, inserimos os comandos no Windows através de cliques de mouse. Por exemplo, ao clicar e algum ícone no navegador da internet na área de trabalho, você dá uma ordem ao PC. Já o CMD é uma ferramenta do PC através da qual podemos inserir pedidos usando comandos de texto.

Aparência do CMD

Gráficamente, o CMD é uma janela com o fundo preto e cursos brancos piscando. Normalmente, ele é iniciado, geralmente mostra os seguintes símbolos (ou rota que começa e termina com estes):
C:\ seguido de user e o nome do usuário (no meu caso é “Barsotti”)

Como usar o CMD do Windows?

Para acessar o CMD, você pode pressionar ao mesmo tempo as teclas Windows + R para abrir a janela “Executar”. Então é só digitar CMD na barra de pesquisa e clicar “Enter”

Outra opção nos sistemas modernos é digitar CMD diretamente na barra de pesquisa, ao lado do botão iniciar na barra de tarefas.

Importante!!

É importante saber que o CMD não funciona como a interface gráfica do Windows. Por exemplo, se você exclui um arquivo no Windows, o sistema primeiro solicitará uma confirmação para excluí-lo, depois o moverá para a lixeira. Já no CMD, a exclusão é um caminho sem volta.

Além disso, no CMD, você pode usar comandos que podem desestabilizar completamente o sistema operacional ou a conexão com a internet, portanto TENHA CUIDADO AO USAR O CMD. Recomendamos que o CMD seja usado apenas por pessoas com conhecimento prévio dos comandos do CMD do Windows,
e sempre sabendo o que está sendo feito.

Dicas Principais

  • O MS-DOS e a linha de comando do Windows não
    diferenciam maiúsculas de minúsculas.
  • Os arquivos e diretórios mostrados no Windows também
    são encontrados na linha de comando
  • Ao trabalhar com um arquivo ou diretório com um espaço,
    coloque-o entre aspas. Por exemplo, o diretório Meus
    Documentos seria “Meus Documentos” quando digitado.
  • Os nomes de arquivos podem ter um nome longo de
    255 caracteres, e uma extensão de três arquivos de três
    caracteres.
  • Quando um arquivo ou diretório é excluído na linha de
    comando, ele não vai para a lixeira, e é excluído para
    sempre
  • Se você precisa de ajuda com algum comando,
    digite /? após o comando. Por exemplo, dir /? daria as
    opções disponíveis para o comando dir.
  • Muitos comandos só podem ser executados se você
    estiver executando o CMD como administrador.

Leave a Reply