Golpe do boleto – Como funciona e como se prevenir

 

 

Essa semana um de nossos clientes teve um problema com um boleto que emitiu e o seu cliente pagou sem perceber que se tratava de uma fraude, após diversas análises, verificamos que todo o processo foi feito no computador do cliente, entenda da situação.

Nosso cliente emitiu a NF e o boleto no banco Itaú em seu sistema, como se trata de uma cobrança recorrente, foi enviado para diversos clientes, após alguns dias, foram conferir os pagamentos e entraram em contato com esse cliente específico para fazer a cobrança, o susto aconteceu quando o cliente enviou um comprovante de pagamento, porém, do banco Bradesco.

Verificamos todos os registros e quando verificamos o cabeçalho (nele constam diversas informações, como data e hora do envio, e-mail de envio, servidor que autenticou entre outras)  verificamos que o apesar de constar com DE o e-mail de nosso cliente, o e-mail de envio era outro, um e-mail @terra.com.br. Os anexos tinham o seu nome alterado, porém, o arquivo de NF foi copiado,  boleto alterado para o Bradesco e o e-mail original apagado.

Na descrição do boleto, ainda constava a informação “Pagável preferencialmente no banco Itaú” porém e o valor era exatamente o mesmo que constava na NF, então, o cliente não percebeu e pagou.

Esse tipo de fraude acontece diariamente, há muito tempo e o Banco Central já tem em andamento o processo de não aceitar mais boletos Sem Registro, porém a data já foi alterada diversas vezes, enquanto isso, temos que tomar muito cuidado e ter muita atenção no momento de fazer os pagamentos.

Ao emissor:

  • Informe seus clientes com qual banco trabalham e peçam sempre para que confiram na hora do pagamento;
  • Muitos dos programas espiões que fazem essa alteração, leem o titulo do e-mail, então, troque o assunto, para que não conste a palava boleto.

Ao pagador:

  • Confira SEMPRE todas as informações, principalmente de banco, valor e data de vencimento;
  • Verifique sempre se as informações estão de acordo com o que o emissor enviou e não pague se houver qualquer dúvida.
  • Cuidado com o que instala, baixa da internet, tanto em computadores como celulares, manter o seu sistema operacional e o seu antivírus atualizado pode poupar muitas dores de cabeça.

Leave a Reply